Leia em Afropress

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

NO MOMENTO, É O QUE TENHO A DIZER...

“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores, se não houver flores, valeu a sombra das folhas, se não houver folhas, valeu a intenção da semente"(Henfil).

Poderia começar os agradecimentos, repetindo a famosa frase do querido humorista Henfil e que era sempre repetida pelo Lula para lembrar que os poderosos jamais poderiam nos derrotar, antes de o próprio Lula se tornar um “poderoso”.

Entretanto, antes de dizer isso e agradecer os 1.271 votos para Deputado Estadual – sem campanha, sem dinheiro, sem esquema algum e ainda enfrentando o boicote do Partido – que, violando a própria Lei eleitoral retirou de mim e da maioria dos candidatos a possibilidade de espaço no horário eleitoral gratuito, ainda tive como adversário a própria Justiça Eleitoral, que, numa decisão sem qualquer pé nem cabeça, indeferiu a minha candidatura, alegando que não sou filiado ao Partido – e portanto, não preencho as condições de elegibilidade.

Isso quando a mesma Justiça Eleitoral me declara presidente da Comissão Provisória do PC do B de Cubatão, pelo qual fui candidato a prefeito nas eleições de 2008, conforme pode ser visto e comprovado acessando-se o site do TRE e do TSE.

A decisão absurda de uma juíza do Tribunal Regional Eleitoral, ignorando tudo isso, acabou fazendo com que o caso tenha ido parar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde aguarda julgamento. Além do prejuízo evidente, ainda tive que passar pela humilhação de votos contados em separado, e outros dissabores que não vale à pena relembrar. Surrealismo puro, como podem ver.

Poderia dizer, como costumamos afirmar: “confio na Justiça”. Sim, eu confio na Justiça, mas não nessa.

Foi nesse quadro, que disputei as eleições.

Encerro, agradecendo a todos e a cada um – os que trabalharam, os que votaram, os que torceram. Tudo vale à pena quando a alma não é pequena.

Reitero que a democracia duramente conquistada no Brasil por pessoas, muitas das quais sacrificaram as suas próprias vidas em defesa das ideais de liberdade e Justiça, foi tomada de assalto pelo mercado, pelos interesses de grupos, pelo lobismo desenfreado, pela corrupção sem limites, pelo circo sem pão em que as campanhas, sob esse sistema eleitoral se transformaram: empresas azeitadas à milhões - pura atividade de compra e venda e de consciências, de favores e de votos.

Não há amargura no que digo – só constatação.

Não estou só nessa breve análise e avaliação. Basta conferir os quase 5 milhões que se abstiveram, os quase 2 milhões de votos brancos e os mais de 2 milhões de votos nulos, só nas eleições para Deputado Estadual em S. Paulo.

Nesse caso, prefiro ficar com essa minoria, do que com a maioria que – animada pelo pão e circo das campanhas – torna-se, a cada eleição, massa de manobra dos mesmos e velhos interesses dos grupos beneficiários de um sistema de exploração em que o Estado simplesmente é usado como balcão de negócios de quem manda no Brasil há 510 anos.

O retrato acabado da degradação política e da falência desse sistema político-eleitoral-partidário é a eleição de Tiririca como o deputado mais votado do Brasil com 1,3 milhão de votos.

Por último, não se faz greve de fome como instrumento de luta política quando todos os recursos e os meios de luta se esgotam?

Pois bem, eu me junto aos 9.061.390 - quase 10 milhões (cerca de 1/3 dos eleitores de S. Paulo, que ou se abstiveram, ou anularam ou votaram em branco nas eleições de 03 de outubro) e me declaro em Greve de Voto, até que se faça uma reforma política no Brasil, capaz de acabar com a injustiça e a desigualdade também no processo eleitoral e político e que dê um fim ao voto obrigatório, garanta financiamento público das campanhas, candidaturas autônomas, voto distrital/ou distrital misto e mandatos revogáveis.

Trata-se de uma atitude política de protesto e resistência. Combaterei em outras frentes. Chega de farsa!

Veja os números e tire suas próprias conclusões:
Seções: 80.220
Seções Apuradas: 80.220 (100,00%)
Eleitorado: 30.289.723
Apurado: 30.289.723 (100,00%)
Abstenção: 4.979.456 (16,44%)
Comparecimento: 25.310.267 (83,56%)

Votos: 25.310.267
Brancos: 1.929.787 (7,62%)
Nulos: 2.152.147 (8,50%)
Válidos: 21.228.333 (83,87%)

6 comentários:

  1. Dojival,
    Conheci a sua candidatura através do Emerson Teodoro e sou um dos 1271. Também me incomoda muito a farsa democrática desse pleito, que foi desinteressante para a maioria dos brasileiros, por falta de propostas dos candidatos "gigantes". reflexo disso são as mudanças de voto de última hora que vimos na eleição presidencial, volatilidade essa que comprova e descrença geral nos políticos. Também sou apoiador de uma reforma política ampla que privilegie as idéias ao invés do poder econômico e a burocracia das máquinas partidárias. parabéns pela perseverança e pelas palavras críticas.

    Marcelo Brito
    marcelogbrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Dojival. Envio toda minha solidariedade. Abraços e siga em frente, sempre.

    ResponderExcluir
  3. Dojival, continuo contigo e não abro.
    Mas gostaria de lembrar uma coisa.
    Está na hora do movimento social negociar. No segundo turno cada votinho vai contar. E apesar dos pesares tu tás com 1271 votinhos que valem o ouro da nossa dignidade.
    Votei na Dilma engolindo os sapos que a acompanham, pois imagina se ela tivesse ganho logo de primeira? A turma do puxadinho, que impediu a mobilização prá cotas, antes mesmo que fossem votadas. Os desenvolvimentistas a la China marx-capitalista da boca calada, e exodo forçado de milhões pelo "progrécio". E outras coisas no Tibet. Imagina esta cambada mais 4 anos no poder, iam passar a régua em nós seríamos os primeiros a continuar dançando. Pois eles iam dizer que elegeram a Dilma, como insistem e dizer que elegeram o Lula e desprezaram o movimento social.
    Como o Lula deixou de ser, eu continuo parlamentarista, ainda mais em um país com 130 milhões de pessoas, em que uma simples decisão de tapete, que foi essa conversa de que título eleitoral não vale mais. (Porra, parece coisa de coronel de 1930. Vão amarrar o cavalo noutra praça, pelo amor dos deuses!. Meu amigo, com este golpe, 16% do eleitorado ficou de fora. Não pode votar porque não tinha ou foi prá sua seção sem o babilaque com a famosa 3/4!!!!!!!!)
    Com parlamentarismo tava era bão. Dilma presidente e Marina primeira ministra. Ia ter a cara do Brasil atual. Que paravraseando os milicos de outrora, está com uma política muito boa para o país, mas não ainda pra o povo.
    O Brasil aqui de fora tá bom demais,Dojival, e os números não mentem. Super potência! Vai ser eleita ou eleito quem botar o dedo na ferida!
    E a ferida é que brasileiro não pode andar nas ruas sem medo! Que a paz nos morros não se faz com "PAZc-CCCIFICAÇÕES R15s" dos esquadrões da morte a la Israel, afinal quem sãos os "inimigos" no Brasil?
    A potência Brasil tem que chegar ao povo, e basta só distribuir um pouquinho do que os especulantes colados no poder popular personificado no Lula ganharam( e que votarm no Serra), ganharam e continuam ganhando com a crise mundial, com suas exportaçôes às custas do exodo rural e violência nas cidades. Se der o tal de Serra aí vai ser mamão com açucar prá esse filhos de funcionários públicos que entram no catálogo do Fortune, com suas riquezas amealhada não se sabe aonde.( Vai ver que é daí que vem o famoso ganhar o ouro a la Moscou de Putin).
    Dojival eu quero ir aí lhe visitar, pena que não tenho carro blindado. Prá falar a verdade só tenho bicicleta, e como eu que eu a blindo?
    Axé e não fica tiririca não. Os italianos que colonizaram e continuam a dominar vocês aí em São Paulo, queriam mesmo era o Berlusconi! Tirititica é café pequeno.

    ResponderExcluir
  4. Dojival parabens por conduzir esta campanha de maneira tão emotiva e guerreira, todos fomos contagiados com o seu senso de liderança e sensibilidade. Talvez o resultado das urnas não tenha sido aquele que esperávamos, em função de tudo o que fizemos e das pessoas que confiaram na gente, mas com certeza foi BEM MAIOR do que o que a gente esperavamos quando começamos.
    Em 30 dias de trabalho tocamos no coração de quase 1.300 pessoas, repetindo, mais de 1.000 pessoas confiam na gente! é bastante responsabilidade.
    Responsabilidade esta que não nos deixa fugir a luta, daqui a dois anos temos a eleição para vereadores, com certeza estaremos ainda mais organizados e articulados, conversando com os amigos, a idéia é começar a organização a partir do começo do ano de 2011, com mais tempo de organização mais votos virão.
    E você merece, o seu lugar esta lá guardado você sabe que estou contigo e não abro.
    Do seu discipulo
    Emerson teodoro

    ResponderExcluir
  5. Acredito em vc,acredito na sua maneira de fazer politica,acredito.
    desacredito, na maioria que dizem amar minha cidade e quando surge a oportunidade joga pérolas aos porcos,desacredito.
    Nunca acreditei que alguém que investe milhões em campanhas realmente tenha um interesse em ajudar ao pobre ,se não, bastaria apenas doar todo dinheiro ha ser investido,nunca acreditei.
    Não vou acreditar jamais em alguém que deixa de ser ministro de Deus p/ ser ministro do povo,não vou acreditar.
    Enfim, se vou, se não vou,talvez pouco importe a muitos, mais a mim sei que estou fazendo a coisa certa,acredite!

    ResponderExcluir
  6. Dojival, estou orgulhosa por sua postura e seriedade diante da injustiça eleitoral brasileira. Não desista de sua luta!

    Sua tia Valdenora de Sumaré-SP
    e-mail de contato adileidearruda@ig.com.br

    ResponderExcluir