Vox Populi: Dilma soma 51% das intenções de voto; Serra tem 39%
Dilma sobe no Ibope: 56% dos votos válidos, contra 44% de Serra
CNT/Sensus: Dilma tem 52,8% dos votos contra 47,2% de Serra
Quando denunciamos que as eleições se tornaram um mercado de compra e venda – de votos -, isso inclui Institutos de Pesquisa. Sempre desconfiei do papel de tais pesquisas. Prá mim está claro para que servem: são um produto que também é oferecido ao mercado de votos para orientar o investimento dos grupos econômicos que financiam as campanhas.
De quebra, cumprem o segundo objetivo: criar o argumento supostamente científico para convencer os indecisos e atender a demanda da massa que só vota em candidato que ganha. Pouco importa quem seja.
Não importa por quais critérios se busca aferir a “fotografia” do momento. O objetivo é um só: direcionar os investimentos dos financiadores, na verdadeira lavanderia de dinheiro em que se transformaram as eleições no Brasil.
Vejam os resultados de hoje (20/10) de três dos quatro Institutos de Pesquisa e vejam se não tenho razão. Como é possível que pesquisas sejam tão discrepantes?
De duas uma: ou o Ibope e a Vox Populi, fizeram a pesquisa por encomenda da candidata Dilma Rousseff e do PT; ou foi a CNT/Sensus que pesquisou a serviço da campanha do candidato José Serra, do PSDB.
Vejamos: Nas pesquisas da Vox Populi e do Ibope a vantagem da candidata do PT é de 12 pontos; na pesquisa da CNT/Sensus é de apenas 5,7 pontos – muito próxima a situação de empate técnico.
Como é que isso é possível.
Quem está mentindo, quem está comprando quem?
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